SiliconLife

Transcending Machines.

A SiliconLife é uma empresa-conceito visionária criada para trazer ao mundo corporativo os frutos de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento nas fronteiras da tecnologia da informação.

Aliando de um lado um extenso domínio de algoritmos de Inteligência Artificial e, do outro, o entendimento claro das necessidades dos seus Clientes, a SiliconLife é a resposta para as demandas de alta complexidade que surgem nesta realidade cada vez mais digital.

 

1. Big Data

Eis os 5 V’s, representando os grandes desafios ligados ao universo dos Big Data.

  • O Volume de dados gerados cresce em ritmo exponencial. Segundo a IBM, a cada dia são gerados 2.5 quintilhões de bytes (1018 ou 2.5 milhões de Terabytes). Sendo que 90% dos dados que temos hoje foram gerados nos últimos 2 anos!
  • A enorme Variedade de dados não estruturados – gerados nas mais diversas fontes e formatos – apresenta um enorme desafio para as atuais tecnologias de banco de dados.
  • A Velocidade com que os dados são gerados suplanta a capacidade das tecnologias tradicionais em processá-los em tempo hábil, tornando o tempo de resposta o fator crítico de sucesso.
  • A não confiabilidade quanto à origem e reputação, além da indisponibilidade e irregularidade em relação aos dados gerados (sobretudo aqueles coletados em redes sociais), representam o grande desafio para sistemas previstos para trabalhar apenas com dados Verídicos.
  • Surge então a necessidade de uma solução tecnológica que possibilite a mineração desse oceano de dados, identificando padrões de consumo, oportunidades de negócios, otimizações de processos, detecção de fraudes e tomadas de decisão em tempo real. Gerando Valor para a empresa!
Curva de Tendência

2. Hadoop

A solução aos desafios do Big Data, que os especialistas da SiliconLife dominam de maneira pioneira.

Trata-se de uma tecnologia padrão de indústria, mantida pela Apache, open source, para tratamento de dados em grandes volumes. Sua característica principal reside em utilizar equipamentos de mercado, de variadas características, para construção de um cluster de processamento de dados e execução de tarefas computacionais em grandes volumes.

Atualmente utilizado por grandes empresas de tecnologia como Facebook e Yahoo, além de várias outras empresas da Fortune 500, o Hadoop tem se mostrado a tecnologia open source que mais evoluiu nos últimos anos.

Pontos fortes de destaque.

  • A escalabilidade, com plataformas chegando a 100.000 servidores.
  • Ritmo de evolução acelerado, graças ao espirito colaborativo peculiar das soluções open source, se beneficiando das contribuições de boa parte das empresas e desenvolvedores que aderiram a ele.
  • Padrões abertos, garantindo a conectividade com várias tecnologias de mercado e utilizando infraestrutura heterogênea.
  • Versatilidade, oferecendo as mais variadas aplicações em formato distribuído, desde processamento de soluções analytics, análises de fraudes em tempo real e cálculos em escala Teraflop.

3. Machine Learning

Levando em conta que apenas hardware e plataformas não conseguem resolver os problemas que afetam o mundo corporativo, a SiliconLife vem agregar conhecimento e experiência para criação de soluções que entregam resultados.

Utilizando um vasto conjunto de algoritmos avançados de Inteligência Artificial e Estatística, a SiliconLife é capaz de transformar dados em informações de alto valor agregado.

Abaixo, alguns exemplos de aplicações comuns que podem agregar valor às operações de grandes volumes de dados, transações e usuários.

  • Perfilamento – Quando a empresa atende a um grande volume de Clientes, a tendência é tornar-se cada vez mais distante, perdendo a capacidade de personalizar seus produtos e ofertas às necessidades de cada cliente. Os algoritmos de perfilamento oferecem a capacidade da empresa segmentar seus clientes de acordo com suas características e interesses. As campanhas de marketing direto deixam de separar os clientes grosseiramente por sexo e idade, de modo a entender cada grupo de acordo com seus padrões de comportamento.
  • Recomendação – Quando um Cliente está navegando em uma loja on-line talvez ele não tenha a oportunidade de descobrir um produto que ele goste ou esteja precisando, mas que não estava procurando naquele exato momento. Os algoritmos de recomendação permitem a identificação dos interesses e necessidades dos Clientes, para que as sugestões de produtos sejam certeiras e se convertam em novas vendas.
  • Preditividade – Como identificar se aquele Cliente está propenso a pagar aquela dívida, ou se irá se tornar inadimplente caso tome um crédito, quando se tem uma base de milhões de Clientes? Os algoritmos de preditividade permitem que as ações e decisões sejam muito mais assertivas, incrementando sensivelmente a produtividade das operações de crédito.
  • Detecção de Fraude – Com as portas do seu negócio abertas para o mundo da internet, com milhares de usuários acessando simultaneamente, detectar fraude se torna um enorme desafio. É neste contexto que os algoritmos de Machine Learning atuam, processando bilhões de informações por segundo para bloquear e proteger seus negócios.
Algoritmos avançados
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